Para iniciar, melhor começar com o básico, com os mais simples, que é a base para todos os outros rádios. Existe a parte teórica que ajuda bastante a escolha dos melhores rádios além de entender algumas regras básica.
TRANSMISSÃO
O conceito mais básico de um transmissor é transmitir, é claro, então existem alguns formatos:
- AM: É a modulação mais usada por vários tipos de brinquedos, telefones e outros tipos de aparelhos eletronicos, por isso não é muito bom utiliza-lo, a probabilidade de interferencia é muito grande fora a dificuldade de encontrar receptores para ele.
- FM: É o padrão mais utilizado por aeromodelistas, assim como os rádios FMs existem as frequencias na qual cada radio transmite (isso é definido pelos conhecidos cristais que vão informar ao transmissor e ao receptor qual frequencia usar). Foi definido a faixa de 72Mhz e dividido em 50 canais pulando de 20hz começando em 72.010hz. O que gera essa tabela:
Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. | Canal | Freq. |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11 | 72.010 | 21 | 72.210 | 31 | 72.410 | 41 | 72.610 | 51 | 72.810 |
12 | 72.030 | 22 | 72.230 | 32 | 72.430 | 42 | 72.630 | 52 | 72.830 |
13 | 72.050 | 23 | 72.250 | 33 | 72.450 | 43 | 72.650 | 53 | 72.850 |
14 | 72.070 | 24 | 72.270 | 34 | 72.470 | 44 | 72.670 | 54 | 72.870 |
15 | 72.090 | 25 | 72.290 | 35 | 72.490 | 45 | 72.690 | 55 | 72.890 |
16 | 72.110 | 26 | 72.310 | 36 | 72.510 | 46 | 72.710 | 56 | 72.910 |
17 | 72.130 | 27 | 72.330 | 37 | 72.530 | 47 | 72.730 | 57 | 72.930 |
18 | 72.150 | 28 | 72.350 | 38 | 72.550 | 48 | 72.750 | 58 | 72.950 |
19 | 72.170 | 29 | 72.370 | 39 | 72.570 | 49 | 72.770 | 59 | 72.970 |
20 | 72.190 | 30 | 72.390 | 40 | 72.590 | 50 | 72.790 | 60 | 72.990 |
- Por espectro: Esta é a tecnologia mais recente que evita e muito as interferencias, pois cria um canal de comunicação única entre receptor e transmissor. O que facilita a vida do aeromodelista, pois não precisa se preocupar de estar no mesmo canal (frequencia) de outro aeromodelista na pista.
COMANDOS
Aqui já entramos na prática em si, pois é com os comandos que interagimos com o aeromodelo, cada comando possível é chamado de Canal (não confunda com os canais de frequencia), por isso já deve ter ouvido falar de kits, aeromodelos, helimodelos, ou qualquer outro produto desse tipo que anuncie, 3 canais, 4 canais e por ai vai. Isso quer dizer quantos comandos você pode realizar.
Por exemplo, virar para esquerda ou para direita é um comando, veja só mesmo sendo dois lados é somente um comando. Subir ou descer é outro comando, rotacionar no próprio eixo para esquerda ou direita é outro e por ai vai dependendo da capacidade do modelo e do transmissor, e é claro da necessidade.
Por padrão são 4 comandos de sensibilidade (o que indica que há varios graus por isso pode-se definir direita e esquerda, por exemplo e em várias intensidades) e os outros canais são somento do tipo “Liga e Desliga”.
Sabe os sticks que você está acostumado a ver no seu controle de carrinho? Então são esses que são os de sensibilidade e além de poder ir para cima e para baixo podem ir para um lado e para o outro (ambos os sticks). Isso permite que cada stick tenha capacidade para 2 canais. É claro que em um rádio de menos de 4 canais, algum stick pode estar travado para toda essa capacidade.
Em geral existem dois tipos de Radios, os conhecidos como Modo 1 e Modo 2.
O modo 1 nada mais é do que o stick que controla a velocidade (para cima e para baixo) ficar parado aonde deixamos e não volta para a posição neutra no lado direito. E o Modo 2 é do lado esquerdo (padrão adotado no Brasil).
Padrão mais utilizado de controle
O padrão aqui no Brasil como dito é o Modo 2 o que já indica que o stick esquerdo, o movimento para cima e para baixo controla a velocidade do motor. Então ficaria dessa forma:
1. Stick Esquerdo
- Movimento Vertical: Aceleração (Speed, canal 3 do receptor)
- Movimento Horizontal: Leme (Servo, canal 4 do receptor)
- Movimento Vertical: Profundor (Servo, canal 2 do receptor)
- Movimento Horizontal: Ailerons (Servo, canal 1 do receptor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário