Uma coisa fundamental para um bom começo é não tentar começar pilotando logo de vez, é necessário se preparar antes. Uma das coisas mais comuns é tentar logo pilotar e isso pode fazer você perder seu aeromodelo e perder sua vontade pelo aeromodelismo. Tendo isso em mente, vamos ao tópico.
Antes de começar é importante saber o que cada comando dado irá provocar no aeromodelo. Não precisamos entrar aqui no mérito da fisica ou da aerodinamica, mas é importante saber qual são as reações de cada comando.
Os comandos mais básicos de um aeromodelo são, o controle de velocidade, ailerons, profundor e leme. Vou abordar cada um deles aqui.
Controle de Velocidade
Aqui no Brasil, onde optamos pelo Mode 2, é o primeiro stick do controle (lado esquerdo) na movimentação vertical (para quem quiser saber mais veja o artigo sobre rádios). Ele é responsável pela velocidade do aeromodelo, é isso que vai dar a sustentação ao modelo. Existe para cada modelo uma velocidade minima para continuar com a sustentação, ou seja para continuar voando. Esse stick em questão é o único que fica parado aonde você deixou, ao invés de voltar ao meio, permitindo que você deixe a velocidade constante até que você queira mudar.
Ailerons
Os ailerons são os comandos que ficam na asa principal, ficam normalmente posicionados na ponta das asas, mas podem ocupar ela toda ou só o meio. Eles devem ser contrários, ou seja, quando o comando da asa esquerda sobe, o da direita desce. Isso vai provocar a rotação do avião em seu próprio eixo conforme figura abaixo.
Esse movimento é utilizado para estabilizar o aeromodelo horizontalmente, ou para fazer curvas e manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.

O aileron para cima provoca a passagem do ar em direção diferente fazendo com que a pressão em cima seja maior, fazendo com que essa parte vá para baixo. Ou seja, quando o aileron da asa esquerda estiver para cima, o da direita estará para baixo e o aeromodelo irá rodar para esquerda.


Profundor
O profundor é o comando que fica normalmente na cauda, mas em alguns casos está na parte frontal do aeromodelo, nesses casos é comum chama-lo de canard. O movimento desse comando provoca a inclinação da cauda para cima ou para baixo.

Esse movimento é utilizado para estabilizar o aeromodelo verticalmente, ou para faze-lo subir e descer e fazer algumas manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.



Leme
O leme tem o mesmo funcionamento que o famoso leme conhecido na navegação, ele promove a movimentação lateral da cauda do aeromodelo, fazendo com que a cauda do aeromodelo vá para os lados fazendo o modelo mudar sua direção.
Esse movimento é utilizado para mudar a direção do aeromodelo, alguns os utilizam para realizar curvas, porém a maioria utiliza o mesmo para manobras como torque roll, voo de faca e para o pouso e taxiamento.



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