quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O check-up do dia anterior ao vôo



Os aeromodelos, assim como aviões, precisam de constantes e meticulosas revisões.

É uma imprudência chegar no campo sem ter, no dia anterior, feito um check-up completo no aeromodelo. Primeiro, por razões de segurança e segundo porque vc corre o risco de passar o dia todo no campo, ou boa parte do dia, perdendo preciosos minutos de vôo para ficar fazendo ajustes e consertos no aeromodelo. E é impressionante como o tempo passa rápido no campo. Um pequeno reparo no aeromodelo, muito comumente, leva algumas horas de serviço. Dessa maneira, o que recomendamos é que, sempre, no dia anterior ao dia do vôo, se faça uma revisão completa no aeromodelo.

Sugerimos que a revisão se faça na seguinte ordem:

1) Trem de pouso. Examine sua fixação. Veja se os retentores de rodas estão firmes. Se as rodas estão girando livres. Veja se a bequilha, dianteira ou trazeira, está firme.

2) Montante e comandos. Examine se os parafusos que fixam o motor estão bem presos. O mesmo quanto aos parafusos que fixam o montante na fuselagem. Coloque a asa. Veja se está bem presa. Examine todas as dobradiças, do leme, do profundor e dos aelerons, se estão bem coladas.

3) Rádio. Veja se o receptor está bem protegido por uma espuma. Examine as conexões no receptor se estão firmes. Veja se o receptor não está solto dentro da fuselagem. Fixe-o bem prensando ele com plasticos ou espuma. O mesmo quanto a bateria do receptor. Ligue o rádio. Ligando o rádio, teste todos os comandos. Caso necessário, solte ou aperte links ou retentores de servos para que os trimers do rádio estejam no centro quando os comando também estiverem centrados (exemplo: quando o comando do leme está bem alinhado com a deriva vertical o trimer do leme no transmissor deve estar bem no centro). Cheque a amplitude dos comandos. Verifique se não há nenhum comando invertido. Veja se a antena do transmissor está bem firme. Se não estiver, abra o transmissor e faça o aperto.

4) Motor. Verifique se não há sujeira na entrada de ar. Veja se o combustível está correndo solto no tanque (tire as mangueiras de silicone onde elas prendem na entrada do carburador e no escape e assopre por essa última para ver se o combustível sai livre pela outra mangueira). Verifique o pescador. Veja se o mesmo não está virado para frente do tanque. Ainda assoprando (e fechando uma ponta da mangueira) examine se não há nenhum vazamento no tanque ou nas mangueiras de silicone. Veja se o tanque está firme. Ligando o rádio examine a trimagem do acelerador. Baixando o trimer no transmissor a garganta do carburador fecha completamente? Levantando o trimer, a garganta abre deixando espaço para a entrada de combustível? Regule o pushroad no retentor de servo se necessário. Ligue o motor. Após ele esquentar um pouco na lenta acelere ao máximo e regule a agulha da alta. A seguir veja se está boa a baixa. Veja como está a retomada. Regule o carburador se for o caso. OK!! Checagem realizada. Imprima a lista abaixo para facilitar essa revisão.

1 - fixação do trem de pouso

2 - retentores de rodas

3 - rodas

4 - fixação da bequilha

5 - parafusos de fixação do motor

6 - parafusos de fixação do montante

7 - fixação da asa

8 - dobradiças dos aelerons

9 - dobradiças do leme

10 - dobradiças do profundor

11 - proteção do receptor

12 - conexões no receptor

13 - fixação do receptor

14 - fixação da bateria do receptor

15 - teste e trimagem dos comandos (aelerons, leme e profundor)

16 - amplitude dos comandos

17 - sentido dos comandos

18 - antena do transmissor

19 - limpeza da entrada de ar

20 - sistema do combustível (deve correr livre pela mangueira)

21 - posição do pescador dentro do tanque

22 - fixação do tanque

23 - vazamentos no tanque e nas mangueiras

24 - trimagem do acelerador

25 - Alta do motor

26 - Baixa do motor 27 - Retomada da aceleração

Nenhum comentário:

Postar um comentário